domingo, setembro 04, 2005

Compreensão

O remorso é constante. O pior sentimento que podemos sentir não é o rancor, não é o medo. A decepção é constante. A dor e o sofrimento são meros coadjuvantes num mundo repleto de papéis invertidos. Ódio. Esse sim nos deprime, nos derruba. É ele que nos impede de fazer um mundo melhor.
Mas afinal, o que é um mundo melhor? Quais são os sentimentos que uma moça deve sentir para ser considerada de boa índole? As pessoas dizem: coragem, determinação, bravura, ousadia e claro, amor. Serão eles realmente determinantes?
Imagine só, você, um simples ser humano que usa sapato, tênis, bolsa, celular e os mais diferenciados cortes de cabelo. Para quê tudo isso? Por que viver num mundo consumista, que praticamente lhe obriga a viver nos termos mais esdrúxulos?
A cabeça de uma pessoa funciona como uma mala. Lá é possível colocar centenas de coisas, sejam necessárias ou não. Mas também podemos retirar o que não nos interessa e também aquilo que não queremos mais. Isso significa que dependendo da época de nossas vidas, selecionamos o que nos é importante naquele momento para fazer parte de todo um processo. Mas a cabeça pode funcionar também como uma panela. Por mais que coloquemos coisas dentro dela, seu interior tende a evaporar se não o vedarmos bem.
Mas que porcaria. Que bagunça é essa? Assim são os pensamentos. Assim são os nossos devaneios. É impressionante como conseguimos pensar sobre os mais diferenciados assuntos num curto espaço de tempo. Apesar de racionais, as pessoas podem agir como animais selvagens, que passam por cima de tudo para alcançar suas metas. Metas essas muitas vezes vazias. Objetivos que na verdade são impostos por uma sociedade que não pensa mais no coletivo e sim no consumismo.
Os problemas existem e eles estão por toda parte. Qual é o nosso papel? Reclamar e nada fazer para mudar ou pensar, raciocinar, e conseqüentemente achar as soluções? Aprendi que tudo é possível se nos esforçarmos arduamente. Então tente. Não se iluda com o amanhã, e sim acredite no dia de hoje. Assim como o caos pode ser organizado, os pensamentos também podem, embora a própria organização possa gerar certa confusão. O importante é continuar na luta, escrever, repassar suas idéias. Quem sabe um dia aquela pessoa que menos esperamos consiga compreender seus simples rabiscos num papel e passe a entender o mundo de uma maneira diferente, não mais caótica e sem sentido.

Esse texto foi criado a partir de palavras aleatórias que pensei por um minuto e depois tive que juntá-las( por isso tem umas partes meio estranhas e sem sentido).

2 Comments:

At 04 setembro, 2005, Blogger Ana Luiza Zenker said...

caramba, Aerton... profundo hein! será que é assim mesmo que vc tem visto o mundo? tomara que seja apenas fruto das palavras soltas que podem vir às nossas cabeças num espaço de tempo tão curto e tão longo como um minuto. tomara...

 
At 12 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

BOA. Muito Boa. Realmente é isso, sem tirar nem por. Idéias que vem e vão sem "palpável" nexo de causalidade. Nadar contra a corrente ou usar as idéias já prontas para serem consumidas? Hegemonia Aerton Gramsci já dizia para infiltrarmos na hegemonia burguesa, ocupar posições e criar outras alternativas, construir valores opostos, novas consciências. Os intelectuais são a linha de frente do combate!!!!
Rapaz fiz um cursinho pro concurso de Especialista em políticas públicas gesão governamental, vale a pena começar a estudar para fazer o próximo tem quase todo ano. Aerton é show. Trabalhar diretamente na formulação de políticas públicas. Vejo bem o seu perfil. Abraços

 

Postar um comentário

<< Home