sábado, outubro 28, 2006

UnB lidera ranking de furtos de veículos na Asa norte

Aumento de crimes vira dor de cabeça para CoPP, que planeja meios de erradicar o perigo
por Aerton Guimarães
Fotos: Aerton Guimarães e UnB Agência



Entre janeiro e agosto deste ano, houve um aumento de 23,5% no número de veículos furtados e de 47,5% de furtos em interior de veículos no campus da UnB, em comparação ao mesmo período do ano passado. A quantidade de carros encontrados abertos aumentou em cerca de 77%, em conseqüência da intensiva verificação de portas e janelas feita pelos vigilantes.

A boa notícia é a diminuição em mais de 330% da quantidade de furtos de patrimônio, segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Proteção ao Patrimônio (CoPP) da UnB.


De acordo com Weglisson Medeiros, diretor de Transportes e Segurança da Universidade, o aumento de furtos em veículos deve-se, em parte, à desatenção das pessoas. Fato comprovado pelo número de carros encontrados abertos. “Muitos estudantes esquecem a chave na ignição e vidros abertos”, afirma o diretor. Outro fator que piora a situação é o pouco policiamento na UnB. “A falta de policiais militares no campus, que teve seu efetivo diminuído recentemente, também faz o número de furtos aumentar”, ressalta.

As medidas adotadas desde o ano passado ajudaram a combater o crime internamente, mas a UnB ainda registra o maior número de furtos de veículos da Asa Norte, segundo dados da 2ª Delegacia de Polícia. “Também é da Polícia Militar a obrigação de coibir o furto de veículos e interior de veículos e não apenas dos seguranças da UnB”, diz Evani Bispo de Oliveira, coordenador do CoPP.

Para combater o crime na Universidade, trabalham 47 policiais militares e mais de 300 porteiros e vigilantes. Também está em fase de estruturação o Corp o de Guarda, resultado da parceria da UnB com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Distrito Federal (SSP/DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Polícia Federal.



O Corpo de Guarda será uma equipe especializada em implementar estratégias de segurança no campus. Composto por cerca de 20 funcionários de segurança, tanto da UnB como da Polícia Militar, o grupo deve entrar em ação em dezembro deste ano, segundo Medeiros.


Prevenções
As grades colocadas nas entradas do Instituto Central de Ciências (ICC), a melhoria da iluminação e também a instalação de câmeras em todo o campus ajudam a conter os números de furtos mas, ainda assim, eles não param de crescer.


Vítima da falta de segurança no estacionamento d o ICC Norte, o estudante do 4º semestre de Comunicação Social, Vítor Matos, teve seu carro roubado no início de agosto. “Sabia que na UnB havia um elevado índice de furtos, mas achei que o meu carro não interessasse”, reclama. Seu Gol, ano 93, foi furtado entre as 10h e 15h. O estudante prestou ocorrência na 2ª DP, mas não teve notícias do carro posteriormente.

Já Tiago Aguiar, estudante do 6° semestre de Arquivologia, não se sente tão ameaçado. “As pessoas falam que é perigoso mas nunca vi nada, tem até os guardinhas que ficam fazendo ronda direto”, diz. Tiago estuda a noite, e presenciou apenas um incidente em três anos de Universidade. “Não acho aqui pior do que outros lugares com estacionamento aberto”, finalizou.

Para se prevenir, Medeiros explica como proceder: estacionar mais perto dos prédios de aula; conferir se o carro está com suas janelas e portas fechadas; não deixar objetos de valor à vista; andar sempre acompanhado e olhar em volta antes de sair do veículo. O diretor lembra que em outubro será lançada uma cartilha de segurança para o campus.

Publicada originalmente no site Campus online, em 25/09/2006.