quinta-feira, junho 15, 2006

O papel do jornalista na comunicação pública

Uma das maiores diferenças entre se trabalhar em uma empresa pública e em uma privada é um pouco óbvia, mas vale sempre lembrar: a forma de pensar em relação aos acontecimentos. Muitas vezes o jornalista experiente, acostumado aos grandes veículos de comunicação, desenvolve um olhar voltado principalmente para o mercado, sempre visando ao lucro.

A maneira de agir e pensar é pautado pelo que a audiência quer e, principalmente, pelo que os anunciantes querem associar seus produtos.

Diferentemente do que acontece nos organismos privados, a atuação do jornalista na comunicação pública não busca o lucro. O objetivo de seu trabalho é apurar bem as informações de âmbito público para divulgá-las aos veículos de comunicação e, conseqüentemente, à população.

Muito mais que informar, seu papel transcende a responsabilidade social, justamente por fazer notícias sobre a população e para ela. Se a comunicação é pública, ela não pertence a ninguém específico, e sim a todos. Um bom exemplo de empresa de comunicação pública é a BBC de Londres. Quem a financia é a própria população inglesa, daí a necessidade de se fazer programas de qualidade.

Portanto, o jornalista que trabalha nessa área pode e deve preocupar-se com a imparcialidade ao transmitir a informação e com a produção de programas e matérias educativas que tratem de problemas sociais e questões relevantes ao país, sem utilizar o sensacionalismo e a propagação de falsas imagens.

Achei esse texto extremamente clichê...