quinta-feira, junho 01, 2006

Ciência e variedade cultural em um só lugar

Criada há 45 anos, Editora UnB se destaca como uma das melhores editoras universitárias do país
Aerton Guimarães

Para o estudante da UnB pode ser muito difícil encontrar livros de Aristóteles, Platão, Max Weber, Karl Marx, Nietzsche e de professores da própria universidade. Nas livrarias comuns, usualmente não há um acervo acadêmico tão vasto e, quando existe, os preços não são os mais acessíveis. E foi justamente pensando neste problema que a Editora UnB surgiu.

Criada como um órgão complementar da Universidade em 1961, antes mesmo da inauguração da instituição, a Editora começou a funcionar com um objetivo bem definido: fomentar o conhecimento acadêmico por meio de publicações de qualidade e que contribuíssem com o saber da humanidade.

Assim, é possível encontrar os mais variados títulos de diversos autores, conhecidos ou não na academia. A linha editorial da Editora chegou a ser bastante restrita no passado, mas atualmente engloba praticamente todas as áreas de conhecimento, de acordo com o diretor da instituição, o professor Henryk Siewierski. “Mas as linhas mais fortes na Editora são as de Relações Internacionais, Ciências Políticas, Antropologia, Literatura e História, além de Ciências Exatas”, explica. Por isso, facilmente vemos, lado a lado, livros clássicos gregos e também didáticos da Física pós-moderna.

Devido a essa variedade de títulos, logo após inaugurada a Editora foi alvo de críticas das editoras comerciais, que a viam como uma concorrente desleal, por possuir o apoio do Estado. No entanto, essa visão mudou, já que a Editora nunca visou o lucro e seu perfil é bastante diferente das outras livrarias, por atender um público específico dentro do mercado.

Com mais de 1.600 títulos publicados, o acervo contempla cerca de mil autores diferentes. Ao longo desses 45 anos de existência, ela tem obtido sucesso em suas vendas. Em 2001, mais de cem mil livros foram comercializados. Já em 2003, esse número teve um aumento de 100%, chegando a 200 mil exemplares vendidos.

Considerada uma das maiores e melhores editoras universitárias do país, a Editora UnB possui nas vendas de livros sua principal fonte de renda, mas ainda assim conta com o apoio da reitoria da universidade. Há um núcleo da UnB cuja função é captar recursos para toda a universidade e que também repassa parte deles à Editora. Além disso, ela possui convênios e contratos com alguns órgãos e consegue arrecadar verbas para se manter.

Renovar para crescer
Após o golpe militar de 1964, a Editora passou por um período de estagnação. O ritmo de publicações que fora alcançado logo nos primeiros anos de existência não teve continuidade, o que a fez perder destaque no mercado. Para retomar o compasso, adotou em 1969, o sistema de co-edição de livros com outras editoras, tanto nacionais quanto internacionais. Isso possibilitou o aumento de publicação de obras, mas só a partir de 1978 a Editora UnB voltou a crescer em ritmo acelerado.

Embora se destacasse pela qualidade dos títulos que possuía, graficamente os livros não eram nem um pouco chamativos. E foi esse fato que levou em 1985 o reitor Timothy Mulholland, na época diretor da editora, a investir não só em autores renomados para aumentar seu acervo, como também no aspecto visual dos livros, para deixá-los mais atrativos. Além disso, Timothy optou por aumentar as parcerias com outras editoras a fim de diminuir os custos da produção.

A partir daí a Editora não parou mais de crescer. Atualmente ela conta com três livrarias próprias, duas no Campus da UnB na Asa Norte e outra no aeroporto de Brasília. Mais de 80 funcionários trabalham em áreas como a editoração, seção administrativa, almoxarifado e distribuição dos livros.

Além disso, utiliza mais de 50 livrarias nos campi de instituições de ensino superior do país e, por meio de acordos diretos, pode ainda contar com mais de 130 lojas em todo o território nacional e uma rede com 23 distribuidores autorizados.

Espaço democrático
Em média são recebidos, por ano, 120 pedidos de apreciação de obras pela Editora. E mensalmente são publicadas em torno de cinco a sete novos títulos, estimulando a produção dos mesmos, que com certeza terão um público leitor.

Todos os títulos do catálogo da Editora são encontrados na Biblioteca Central da UnB. Ao lançar novas obras, alguns exemplares são doados para a biblioteca.

O professor Henryk, diretor da Editora, lembra ainda que monografias e projetos finais de curso também podem ser publicados, desde que os assuntos sigam a linha editorial da mesma (ficção, poesias e crônicas não fazem parte desta linha).

O valor dos livros da Editora UnB é razoavelmente inferior ao das livrarias comuns. Ainda mais para estudantes, professores e servidores da Universidade, que obtêm desconto na compra que pode variar de 20% a 50%.

Apesar das facilidades, alguns usuários não vêem a Editora com bons olhos. “A livraria da UnB já foi melhor. Ela tinha uma maior variedade de livros e os preços são praticamente iguais aos das outras livrarias”, aponta a estudante de Artes Cênicas Janaína Coelho.

Qualquer pessoa pode publicar seu livro pela Editora UnB. É o que garante o diretor Henryk Siewierski. Para isso, basta enviar duas cópias impressas do exemplar à sede da Editora, na qual passará pela avaliação de um especialista no assunto tratado. Sendo aprovado, o contrato entre o órgão e o autor é assinado e as vendas garantirão uma renda de 10% dos lucros ao autor, valor estabelecido pelos direitos autorais.