sábado, março 18, 2006

Auto-retrato

1- Como gosto de ser chamado?

Aerton ou Tom.


2- O que dá alegria, prazer?

Trabalhar, me ocupar com diversas coisas, ajudar aos outros, estudar, conseguir realizar
algo realmente bom depois de um árduo esforço.


3- O que mais gosto em mim?

Minha sinceridade (quando não exagero).


4- A palavra e o número que melhor representam a pessoa que eu sou.

Verdadeiro e 13. (Tento ser o mais honesto e sincero possível comigo mesmo e com as
pessoas. E gosto desse número pois é o dia em que nasci e várias lendas o cercam, o que me atraiu bastante.)


5- Sinto-me realmente bem quando estou em lugares como uma ilha paradisíaca,
por sua beleza incomparável ou qualquer outro lugar com pessoas que gosto, por ter mais liberdade com elas.


6- Detesto quando alguém me manda fazer algo que já sei que devo fazer ou critica
algo ou alguém sem fundamento para fazê-lo.


7- Adoro quando alguém demonstra precisar de mim ou se mostra uma pessoa
totalmente diferente (positivamente falando) do que eu esperava. Gosto de me surpreender com as pessoas, de descobrir que elas são capazes de fazer coisas que eu não imaginava, como grandes gestos de carinho ou mesmo demonstrar uma responsabilidade por mim antes não notada.


8- Nas horas vagas gosto de ler, comer, ver filmes, escutar música e conversar com as
pessoas sobre todos os assuntos que a intimidade pode proporcionar.


9- Escreva 5 frases começando com “eu sou....”

Eu sou crítico. (Procuro analisar tudo aquilo à minha volta. Não consigo não ter
uma opinião definida sobre as coisas, a não ser que o assunto realmente não me interesse nenhum pouco. Porém às vezes exagero em minhas críticas, o que tento melhorar a cada dia).

Eu sou responsável. (Desde cedo tenho bastante responsabilidade, pois minha mãe
sempre confiou muito em mim. Com 8 anos por exemplo recebi a chave da minha casa e sempre fui esforçado em tudo aquilo em que me proponho a fazer, não precisando do controle e cobranças de ninguém, por me cobrar exacerbadamente). Lembro que quando criança eu tinha que pedir para a minha mãe olhar meus cadernos, já que os pais dos meus amigos da escola sempre o faziam, menos ela.

Eu sou complexo. (Eu não consigo me entender direito. Tenho atitudes que não
condizem com uma pessoa normal, como me comprometer com alguém. Mesmo buscando um compromisso sério nunca cheguei a ter um, pois sempre me afasto antes disso acontecer. Minhas amizades também são muito profundas, pois não gosto de superficialidades. Porém isso às vezes é complicado, pois me envolvo demais com os amigos, conhecendo-os profundamente ao saber de seus problemas, qualidades e defeitos, provocando desentendimentos graves devido à grande intimidade).

Eu sou impaciente. (Uma das coisas que mais odeio é ter que esperar. Pode ser
qualquer coisa, como uma pessoa para um encontro, uma fila de banco ou até uma pessoa falando! Se ela fala muito vagarosamente eu posso até me irritar! Mas me esforço para modificar isso em mim mesmo).

Eu sou perseverante. (Quando realmente quero alguma coisa eu luto até conseguir.
Me esforço e faço de tudo (sem passar por cima de ninguém, quero deixar claro) para conseguir realizar minhas vontades. Um exemplo disso é ter sido um dos melhores alunos dos colégios em que estudei, passar no vestibular da UnB, ter viajado para ficar um mês no Canadá com meu próprio dinheiro aos 19 anos, dinheiro esse que eu consegui guardar ao longo de 9 anos trabalhando poupando até minhas mesadas, e ter como amigos pessoas que antes não gostavam de mim, mas depois de correr atrás deles, consegui conquistá-los).


10- Habilidades e talentos.

Conversar sobre diferentes assuntos; economizar dinheiro para poder gastar em algum sonho; me ocupar com diferentes coisas; falar o que penso sem medo; nadar bem; ser esforçado, lutar pelo que quero; sou bom em falar besteiras e inventar línguas malucas.


11- Áreas de conhecimento e experiência.

No colégio sempre gostei de estudar todas as matérias, menos Física, mas eu
culpava o professor por isso. Mas durante o cursinho pré-vestibular percebi que não gosto muito de Física e Química muito não, apenas algumas partes dessas áreas. Me interesso bastante pela mente humana, comportamento e relacionamentos, por isso gosto de Psicologia. Adoro escrever textos e também coordenar projetos, administrar mesmo. No colégio já fui representante de sala (indiretamente, pois sempre fui mais ativo que o verdadeiro representante), já trabalhei em uma empresa de vendas com a parte administrativa e burocrática. Participei de inúmeras palestras de jornalismo, falando principalmente sobre ética. Fiz cursos de inglês (sou formado) e francês, além de administração e marketing. Sou vice-presidente e tesoureiro do Centro Acadêmico de Comunicação Social da UnB, responsável por organizar diversos eventos, entre eles festas e palestras. Participo do SOS Imprensa, no qual lidamos com a mídia fazendo críticas e sugerindo maneiras alternativas de se abordar alguns temas. Trabalhei como repórter e editor dos jornais online e impresso do Centro Acadêmico e SOS Imprensa, mas atualmente sou editor-chefe das equipes de imprensa da Faculdade de Comunicação e faço estágio num jornal como repórter de variedades.


12- Traços de personalidade e qualidades.

Acho que já falei muito sobre ambas as coisas nas perguntas anteriores, mas também
me acho compreensivo, prestativo, observador, bom amigo, tímido no início e falador até demais quando tenho intimidade com a pessoa. Sou otimista e acredito nas pessoas. Um pouco ingênuo às vezes.


13- Realizações mais importantes.

Passar no vestibular; viajar para o Canadá, os feitos que ajudei a construir enquanto
participante do CACOM, SOS Imprensa, Comunicação Comunitária (num projeto que desenvolvi no Varjão), concretizar amizades verdadeiras.


14- Liste:
a) O que você sabe fazer muito bem.

Criticar, brigar, conversar, elogiar (meus elogios são bastante valorizados, já que
critico mais do que deveria), reconhecer meus erros.
b) O que faria bem se tentasse.

Não sei ao certo, mas me dedico a tudo que faço.

c) O que gostaria de aprender a fazer muito bem.

Escrever qualquer tipo de texto, discursar sem ficar nervoso, qualquer trabalho
manual e a ser criativo!



15- Qual foi o melhor lugar que você conheceu? Justifique.

Eu gosto de morar em Brasília, mas adorei conhecer a capital do Canadá, Ottawa e
também Québec, capital de Montreal, por considerá-las muito bonitas e diferentes de tudo que já vi aqui no Brasil. Mas não sei se eu moraria lá, por serem cidades muito tranqüilas, nas quais não temos preocupações. Adoro cachoeiras e belas paisagens. Me surpreendi muito com a beleza do Rio de Janeiro, porém fiquei chocado com a sujeira e as favelas.


16- Qual o lugar que você gostaria de conhecer? Justifique.

Várias cidades do Rio Grande do Sul, pois todos falam da riqueza e beleza da região. A
Europa, pela mistura de culturas e nacionalidades. O Egito, por seus mistérios e Fernando de Noronha, pelas suas águas transparentes e inúmeros golfinhos, quase sempre visíveis.

Exercício de auto-conhecimento requerido na disciplina Fundamentos da Comunicação Visual (não sei qual era o objetivo exato, mas até que foi uma boa experiência )

2 Comments:

At 20 março, 2006, Anonymous Anônimo said...

É por isso que eu AMO VC DEMAIS, MIGUINHO!!!!
Mesmo com todos os defeitos...
Te adoro!!!
=)

 
At 20 março, 2006, Blogger Carolina Martins said...

Esse é o Aerton... "inconfundivelmente"... hauhauhauhau
... e olha que eu te conheço a poco tempo!!
=*

 

Postar um comentário

<< Home