segunda-feira, janeiro 30, 2006

Evolução

Kasehdo Suih, dia de lua grande

Não sei como fazer para poder descansar sem ficar preocupado com o que está a minha volta. Semana passada acabei cochilando entre os arbustos de Amareladas e quase fui engolido por um Juba Grande. E ontem, cansado após a caça, decidir tomar um banho nas águas profundas, entretanto, um cardume de Dentes Afiados me atacou. Por pouco não consigo escapar.

Mas o grande problema é realmente não poder fechar os olhos à noite, como a maioria dos bichos faz. Só que não posso me comparar a eles. Os Listrados, por exemplo, não se incomodam com as mordidas dos pequenos animais voadores durante toda a noite. Já o Chifres Pontudos não se incomoda com sugadores de sangue por todo seu corpo. Como eles conseguem? E por que eu não consigo? Será que sou tão mais sensível assim? Às vezes pareço com aquele bicho com galhos na cabeça. Ele sempre está saltitando por aí, talvez porque tudo o incomode.


Kasehdo Suih, dia de lua menor

Não posso pensar que os que fecham os olhos sabem escolher lugares melhores que eu, pois qualquer lugar que encontro há sempre algo errado. Debaixo dos Grandes Caules constantemente caem líquidos brancos esverdeados, e tenho impressão de que quem solta essas substâncias são os Penas Voadoras. Nas areias perto das águas profundas não posso construir um Pra Descansar que logo os bichos o destroem. O que sobrou foi o Buraco na Pedra, mas com tantos Chupadores de Sangue, é impossível relaxar num local como aquele.
Como me sentir seguro? Nada amedronta os grandes bichos, então como me proteger deles? Foi pensando nisso que lembrei de algo que me ocorreu há pouco tempo. Ao caminhar pelos caminhos esverdeados, machuquei o pé de uma forma que o fez sangrar fortemente. Quando visualizei o objeto que me fez aquilo, nada senti além de raiva. Era um pedaço de pedra pontiagudo.

Essa é a solução. Vou transformar objetos antes arredondados em pontiagudos. Isso com certeza afastará os grandes bichos pois eles terão medo de minha Aramara. Isso mesmo, é um bom nome. Vou fazer Aramaras capazes de matar até mesmo os Trombas Gigantes, os temidos animais da floresta.


Kasehdo Suih, dia de lua pela metade

Decidi então pegar pedras, madeiras e tudo aquilo que pudesse me ajudar na confecção de Aramaras. Usei os Mordedores e a força dos Pegadores. O ruim disso tudo é que minha língua ficou com algumas farpas. Apesar de muito esforço, consegui fazer bons instrumentos.

E fiz vários. Com diversos formatos, tamanhos e utilidades. Esse pequeno serve para matar Bigodudos de médio porte. Já essa Aramara aqui pode acabar com os Peles douradas manchadas. Até mesmo para matar Grandes Mandíbulas eu fiz uma bela Aramara.


Kasehdo Suih, dia de nuvens ou 1 dia após Aramara

Testei diversas Aramaras hoje. E percebi que algumas são realmente muito boas, bem afiadas. Outras não. Por isso não devia ter partido para os grandes bichos em tão pouco tempo. Quase perdi meu braço! Já pensou se fico sem meu Pegador também? Seria um desastre.
Vi que a Aramara não é a solução dos meus problemas. Agora posso me defender dos bichos, mas ainda não consigo fechar os olhos. Se eu o fizer, posso não acordar com meu corpo completo. Vamos lá, pense, pense.


Kasehdo Suih, dia de lua pequena ou 2 dias após Aramara

Realmente não sei o que fazer. Ultimamente tenho passado meus dias apenas construindo Aramaras. Hoje estava com tanta fome que provei um Bigodudo de médio porte que acabara de matar. Os pelos não eram mastigáveis, mas o interior era molhado com o mesmo líquido que tenho dentro da minha pele. Até que é gostoso, mas meus mordedores são um pouco frágeis para essas carnes duras.


Kasehdo Suih, dia de muitas estrelas ou 1.687 dias após Aramara

O que aconteceu hoje é simplesmente impressionante. Estava preparando uma Aramara diferente quando de repente vi brilhos saírem dos céus. Mas esses eram diferentes, pois eles alcançaram vários Grandes Caules, partindo-os ao meio! E logo depois o Brilhoso os exterminou de vez. Vi também vários desses brilhos nas areias perto das águas profundas. Quando chegaram lá, objetos de formatos diferentes surgiram, e eram transparentes. Logo depois o Líquido transparente começou a cair e encharcar tudo a minha volta, inclusive a mim.

Sempre pensei que o Brilhoso, provocado pelos brilhos que vinham do Céu, era sinal de um ser superior. Mas hoje percebi que eu mesmo posso fazer um Brilhoso. Ele é realmente bonito, cores fortes e tem o poder de esquentar o que está próximo a ele.

Em alguns testes que fiz, percebi também que quase todos os animais o temem. Por isso pratiquei como faze-lo aparecer por todo o dia, e fui bem sucedido. Agora posso faze-lo aparecer quando eu quiser. Utilizo madeira e às vezes pedras para este fim.


Kasehdo Suih, dia com grande sol ou 1.689 dias após Aramara ou 2 dias após Brilhoso

Fechei os olhos ontem no início da forte escuridão.E só voltei a abri-los depois que o sol havia iluminado dentro do Buraco na Pedra, onde eu passei a morar depois de expulsar os Chupadores de Sangue usando o Brilhoso.

Parecia que eu estava em outro mundo. Vi coisas que nunca havia imaginado. Passei por perigos, nadei nas águas profundas, comi alimentos deliciosos e encontrei até bichos estranhos, tudo isso enquanto estava de olhos fechados.

Será que fechar os olhos por muito tempo causa alucinações constantes? Não sei ao certo, mas quero experimentar de novo.


Kasehdo Suih, dia com sol entre nuvens ou 3.887 após Aramara ou 2.200 após Brilhoso

Estava refletindo sobre os principais acontecimentos de minha vida. Quanta diferença de hoje para apenas algumas centenas de dias atrás. Se não fosse pelas Aramaras, eu não poderia me defender contra os grandes bichos e também não me alimentaria melhor, comendo não só Mareladas, Verdeadas e Vermelhadas, como também diversos tipos de carne.

Sem o brilhoso, a comida não teria ficado mais macia e saborosa. Com ele pude criar diferentes refeições utilizando os mesmos ingredientes. Mas acima de tudo, não poderia ter começado a fazer o que chamo de Sonhar (dei esse nome pois quando fecho os olhos o que ouço é apenas o Som do Ar). Não teria imaginado meu futuro, grandes realizações e não teria feito o que fiz para alcançar meus desejos sonhados.

Posso afirmar que o que me impulsionou foram de fato, os sonhos. São eles que nos possibilitam olhar para o que vemos todos os dias de uma forma diferente. São eles que nos permitem imaginar coisas antes impossíveis. E são eles que nos permitem viver melhor.

Livro explicador (dicionário):

Kasehdo Suih – Região em que o personagem mora
Dia de Lua grande – forma que o personagem utiliza para datas
Amareladas – Árvores com flores amarelas
Juba Grande – Leão
Águas profundas – Mar
Dentes afiados – Piranha
Listrados – Zebras
Chifres pontudos – Boi
Bicho com galhos na cabeça – Veado
Grandes caules – Árvores muito altas
Penas voadoras – Pássaros
Pra descansar – Pequena cabana
Chupadores de sangue – Vampiros
Caminhos esverdeados – Bosques
Trombas gigantes – Elefantes
Aramara – Faca grande e bem cortante
Mordedores – Dentes da boca
Pegadores – Mãos
Bigodudos de médio porte – Felinos variados
Peles douradas manchadas – Tigres
Grandes mandíbulas – Tigre dente de sabre
Brilhoso – Fogo
Marelada, Verdeada e Vermelhada – frutas


Aerton Guimarães, para a disciplina Oficina de Texto

2 Comments:

At 31 janeiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

Q lindooooooooo!!! Adorei o texto!!! Confesso que, no começo, fiquei com preguiça de ler... ele é grande... Mas gostei bastante... Muito bom...
Bjs, lindão!!!

 
At 15 fevereiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

Aertinhuuu, ki massaaa!!
Adoreiii!!
=DD
Bjusss!! Amo-tee!!

 

Postar um comentário

<< Home