quarta-feira, janeiro 04, 2006

A lousa virtual

Avanço tecnológico promete aposentar o velho quadro negro. Na era digital, quadro é a extensão de monitor do computador, com direito a aula gravada na Internet
___________
Aerton Guimarães


- O que ela disse mesmo? Não deu pra copiar.
- Posso apagar esse lado do quadro?
- Não apaga não, fessora, tô na metade!

Reconheceu esse diálogo? É o que acontece nas escolas praticamente todos os dias. O professor utiliza o giz para escrever na velha lousa e o aluno não consegue acompanhar a velocidade do mestre. Além disso, na maioria das vezes o professor perde muito tempo escrevendo a matéria no quadro e, mais ainda, esperando os alunos copiarem.

Alguns colégios desenvolveram uma técnica para solucionar esse problema: passaram a filmar as aulas com uma câmera colocada usualmente no fundo da sala, as quais eram depois disponibilizadas aos alunos na videoteca. Assim, quem não copiasse a matéria ou não comparecesse à aula teria uma oportunidade de ficar em dia com os estudos.

Só que agora, com o avanço da tecnologia, surgiu uma novidade que promete aposentar de vez o quadro negro: a lousa digital. Esse novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador. Como a superfície é sensível ao toque, tudo que é feito no quadro é registrado pelo computador graças a um programa desenvolvido para realizar essa tarefa. Não é qualquer caneta que é a indicada para essa lousa. Existe uma especial, com ponta de borracha, que não danifica a superfície da lousa, funcionando como uma espécie de mouse, além de permitir ao professor apagar o que foi escrito virtualmente.

Com a lousa digital, o professor pode escrever, desenhar e até acessar páginas da Internet e gravar tudo no computador, usando vários tipos de recursos visuais. E tudo isso estará, depois da aula, na Internet, permitindo ao aluno acessar aquela aula quando quiser.

As escolas que trabalham com a lousa digital garantem: ela promove uma interação maior dos estudantes nas aulas. E com esses resultados foi possível investir mais no produto. Já existem também programas que, além de registrararem (registrarem) o que é feito na lousa, capturam as imagens e sons das aulas, que também podem ser colocados na internet.

É importante ressaltar que a possibilidade de ter “aulas” em casa pela Internet, já que elas estão disponíveis na rede, não tira a importância de ir à escola. É imprescindível que o estudante tenha contato com os colegas de sala, assim como com o professor presente para tirar as dúvidas que sempre surgem.

Eureka - Caderno Escola - Jornal Planalto Central - 7 a 14 de dezembro de 2005