sexta-feira, novembro 18, 2005

Estudantes vão a fórum na França

Dos 12 alunos da rede pública de todo o país, oito são do Distrito Federal. Eles foram escolhidos depois de passar por duas etapas de uma seleção

Aerton Guimarães

Eles tiveram que ralar muito para isso, mas conseguiram. Após meses de preparação, 12 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados para representar o Brasil no Fórum Ciência & Sociedade 2005, em Paris, evento que faz parte das comemorações do ano do Brasil na França.

Dentre os 12 participantes, oito são do DF. Abder Rahman Yasimda Paz, 18 anos, Aline Santos Assunção, 16 anos, e Ana Carla Rocha Souza, 17 anos, são da rede pública do Guará; Caroline Lima de Oliveira, 16 anos, Luís Paulo Pereira de Sousa, 17 anos, e Pedro Henrique Davi Machado, também de 17 anos, estudam no Centro de Ensino Médio de Taguatinga e Rafael Bernardo Candeira, 20 anos, no Centro de Ensino Médio do Gama.

O professor de Química Fabrício Manoel de Jesus, do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit), também foi selecionado para ir à Paris acompanhando os estudantes após passar pelo crivo de uma comissão julgadora que avaliou seu desempenho.

Para serem escolhidos, os estudantes tiveram de passar por uma seleção composta de duas etapas. Na primeira, depois de debaterem os assuntos, os alunos foram estimulados a escrever uma redação sobre o tema “O desafio do desenvolvimento sustentável”. Nela deveriam abordar pontos como saúde, alimentação e biodiversidade. Dos 31 que fizeram o texto, apenas 20 foram selecionados para a entrevista, na qual seriam discutidas outras questões, e, a partir dela, surgiram os oito finalistas.

Os adolescentes viajaram no domingo (6) e passarão duas semanas em Paris. Lá debaterão vários temas com professores, pesquisadores e estudantes franceses, tendo como foco os temas desenvolvidos em suas redações, além do que já é discutido durante todo o ano no Fórum aqui em Brasília.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, a experiência será boa, pois os alunos terão contato com outra cultura, além de gerar resultados práticos do ponto de vista do estímulo à pesquisa entre jovens. A viagem é patrocinada pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fórum

O Fórum Ciência e Sociedade existe no Brasil desde 2002. A partir de uma iniciativa da França, ele foi implementado no Rio de Janeiro e posteriormente em Brasília. Diferentemente de seu país de origem, em que ele é só um evento que dura alguns dias, no Brasil ele é uma atividade de ação contínua realizado o ano todo. Seu objetivo é popularizar a ciência entre os jovens e conta com diversas atividades, entre elas a visitação de museus, instituições de pesquisa, laboratórios, além de realizar trabalhos em grupos.

Matéria para a seção Parabólica, suplemento Escola/Planalto Central - 16 a 23 de novembro de 2005