domingo, outubro 30, 2005

Governo lança Guia Alimentar

A alimentação do brasileiro piora cada vez mais ao longo dos anos. Isso não ocorre apenas no Brasil, pois em vários países o consumo excessivo de alimentos prejudiciais à saúde é uma realidade. Os alimentos muito calóricos, ricos em gorduras, açúcares, sal e aditivos e também pobres em vitaminas, fibras e sais minerais, fazem parte do cardápio de milhões de pessoas ao redor mundo. E o consumo de legumes, verduras e frutas é cada vez menor.

Foi pensando nisso que o Ministério da Saúde lançou, no dia 20 de outubro, o Guia Alimentar para a População Brasileira, objetivando promover a saúde, com informações sobre como prevenir doenças, dicas alimentares e incentivos à realização de atividades físicas.

O guia mostra que uma alimentação saudável não é necessariamente cara, ao contrário do que as pessoas acreditam. Voltado à população brasileira, o guia é baseado em alimentos do Brasil e fundamentado em sua cultura alimentar. As pesquisas recentes comprovam que, devido a sua alimentação, o brasileiro vem sofrendo com doenças como a diabetes, hipertensão e claro, a obesidade. Assim, ele propõe alternativas para melhorar a qualidade do prato do brasileiro, visando a prevenção, por exemplo, das doenças cardíacas e do câncer.

O público alvo do guia são todas as pessoas interessados no assunto, porém os profissionais da saúde ganham espaço, por serem os principais orientadores de grupos populacionais. Além deles, os grandes empresários, responsáveis pela produção de alimentos, legisladores e comerciantes também são visados, pelas suas responsabilidades em torno da garantia de uma alimentação saudável a toda a população brasileira.

Outra crença popular é que no Brasil as pessoas que sofrem com problemas graves, como a obesidade, são das camadas ricas da sociedade, o que não é verdade. As taxas de obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer e doenças cardíacas estão aumentando principalmente entre os mais pobres.

Buscando propor ao invés de prescrever, o guia fala dos problemas causados pelo tabaco, álcool, sedentarismo e ressalta a importância do consumo de variados alimentos. Ele mostra também que uma “alimentação saudável”, em geral, é constituída por três tipos de alimentos básicos: Os alimentos com alta concentração de carboidratos, como o arroz, trigo, pães, massas, batata e mandioca; As frutas, legumes e verduras; e os alimentos vegetais ricos em proteínas, como os cereais integrais, as leguminosas e carnes.

Uma pequena tiragem do guia foi distribuída gratuitamente em seu lançamento na semana passada, mas a próxima, de 5.000 exemplares, será repassada a partir de janeiro de 2006, para instituições ligadas a saúde, como as coordenações estaduais de alimentação e secretarias de saúde de municípios de todo o país.

Recomendações do Guia

· Manter o equilíbrio energético e o peso saudável;
· Limitar a ingestão energética procedente de gorduras; substituir as gorduras saturadas por insaturadas.
· Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, cereais integrais e leguminosas (feijões);
· Limitar a ingestão de açúcar;
· Limitar a ingestão de sal (sódio) de toda procedência e consumir sal iodado;
· Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente;

Matéria para a seção Vida Longa do suplemento Escola
Aerton Guimarães

1 Comments:

At 31 outubro, 2005, Blogger Ana Luiza Zenker said...

Aeee
saindo das materias tiop escolinha (brincadeira) e trazendo realmente noticia :P
mto boa a materia!
bjus

 

Postar um comentário

<< Home