quinta-feira, setembro 29, 2005

Fatos e boatos

Hoje almoçei num restaurante perto da UnB , mais especificamente ao lado da Fundação, e escutei uma garota falar barbaridades para seu colega. Em suas palavras: "A UnB é uma merda. Entra em greve todo ano, só tem professor picareta, tudo está caindo aos pedaços, os alunos não se importam com nada, pois são todos filhinhos de papai... e a única vantagem de se estudar nela é devido às pesquisas e projetos de extensão".

Escutei esse monólogo durante todo o meu almoço. Me contive para não virar para o lado e dar um sermão para a garota, mas acho melhor me expressar aqui, como num caso parecido que aconteceu com a Aninha Zenker na semana passada.

Tá certo que temos muitos problemas na UnB, mas ela não pode generalizar tanto e falar tão mal dessa instituição. A UnB é muito mais que uma concentração de salas de aula, ela é uma verdadeira universidade, a qual nos proporciona experiências que nunca poderíamos adquirir em outro lugar.

Lá temos independência nos estudos, pois são poucos os professores que cobram se fizemos tal "dever de casa" ou se realmente lemos tal livro. Lá convivemos com pessoas de todos os tipos que podem existir: hippies, patricinhas, mauricinhos, classes baixa, média, alta e também diferentes etnias. A convivência com pessoas tão diferentes é ótima, e só tem a nos a crescentar como seres pensantes.

Temos poder. E não é porque pagamos, como ocorre nas faculdades particulares, nas quais a frase "Eu que pago o seu salário" é bastante utilizada pelos alunos. Mas porque pensamos, corremos atrás de nossos direitos, discutimos temas importantes para a sociedade e principalmente, nos unimos. Posso ser injusto no julgamento que farei, mas todos os meus amigos que estudam em particulares reclamam da excessiva competição entre os estudantes, o que eu realmente não sinto aqui na UnB. Sempre vejo meus colegas se ajudando, o que acho ótimo.

Temos os projetos de extensão, para nos aproximarmos da comunidade. Temos as pesquisas, que serão referência para estudos em todo o país e por que não, internacionalmente.

Aprendemos a valorizar as coisas, pois realmente os recursos são escassos numa universidade pública. Temos uma grande concentração de pessoas que pensam nos problemas sociais de nosso país, que debatem e propõem soluções. Pessoas que possuem iniciativa. Que organizam os grandes congressos e encontros acadêmicos.

Os professores picaretas com certeza são uma realidade, mas não só na UnB, mas em qualquer faculdade. Assim como temos professores que nos estimulam a aprender, que nos passam paixão quando lecionam e que nos fazem com que queiramos cada vez mais, seguir aquela profissão pela qual estamos estudando.

São inúmeras as qualidades da UnB, mas agora tenho que ir. Vou assistir a uma apresentação de um amigo no Feitiço Mineiro.

5 Comments:

At 28 setembro, 2005, Blogger Ana Luiza Zenker said...

gostei do post! o q comentar qndo se concorda plenamente?
bjus

 
At 29 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

Pô, legais suas reflexões. Acho que cada um aproveita os "presentes" da vida como pode. A garota do restaurante, coitadinha... não sabe aproveitar! Eu me pergunto: e eu? será que sei? Bom, reflexões para um outro dia... Cara, brigadão por ter ido no Feitiço! Adorei sua presença! Mesmo!

 
At 07 outubro, 2005, Anonymous Anônimo said...

Nossa, que paixão, hein!
Concordo que a UnB tem uma grande diversidade de opções, mas acho que é muito mais elitizada do que você deu a entender, e talvez ainda não tenha dado tempo de você perceber os possíveis e certos problemas que a UnB tem, como toda universidade, e acho que pra você parece tudo isso porque é você quem sabe aproveitar tudo isso com essa intensidade, o que é muito bom.
Beijão pra você e continue aproveitando, maninho.

 
At 13 outubro, 2005, Anonymous Anônimo said...

estou ouvindo Pato Fu e gosto muito da UnB.
É igual ao meu quarto, todo bagunçado, mas é aqui que estão minhas coisas, minhas noites debaixo do edredom (n?) Abraços, leylelis

 
At 18 outubro, 2005, Blogger Adriana Caitano said...

Sempre defendi a UnB com os mesmos argumentos q vc usou e posso dizer que sou uma das provas (há melhores) de que a UnB não é tão elitizada assim. Moro em Taguá, pego duas conduções pra ir e duas pra voltar, ralo pra ter o dinheiro da passagem e tenho muitos amigos que nem isso têm, mas tiveram capacidade suficiente pra passar no vestibular, mesmo com muitas dificuldades. E é por isso que valorizam o seu ambiente de estudo, ao contrário de muitos que têm tudo nas mãos quando querem e não dão valor ao trabalho suado de professores, alunos e funcionários para manter viva a Universidade de Brasília, apesar de tantos problemas. Assino em baixo de tudo o que você disse! Basta olharmos as coisas com outros olhos e veremos que sempre há algo bom e algo pra melhorar. E olha que eu nem aproveito tanto assim a UnB...
Belo texto amigo, bjão
DRI

 

Postar um comentário

<< Home