quarta-feira, setembro 14, 2005

Agora sim é geral

Primeiro os professores. Depois, os servidores. E hoje foi o dia em que os estudantes da UnB decretaram sua greve. Na assembléia convocada pelo DCE, mais de 400 alunos compareceram (alguns dizem mais de 500) e votaram a favor da greve dos estudantes.

Como de costume, o espaço para debate foi aberto e vários alunos e representantes de CAs expuseram suas idéias e reivindicações. De maneira bastante desorganizada, as propostas foram colocadas para votação: continuação do indicativo de greve dos estudantes; paralisação imediata ou um simples não à greve estudantil. Com maioria esmagadora dos votos, a paralisação foi a opção escolhida. Após a aprovação da greve, a mesa organizadora da assembléia abriu espaço para que os alunos enviassem em papéis, naquele momento, as pautas de reivindicações da greve, pois não estavam claras. Devido ao tumulto, o DCE estabeleceu que amanhã, em outra assembléia, as pautas serão discutidas e aprovadas.

Retratação

Retiro o que disse na matéria que publiquei ontem. Os professores não são mais desorganizados que os estudantes, o que foi comprovado hoje na divertida Assembléia Geral dos Estudantes da UnB.
Durante as apresentações das idéias, a favor ou não da greve, a maioria dos presentes mostrou-se pouco interessada em debater as questões políticas e ideológicas de um movimento sério como esse, pois queria ir direto à votação. Em ritmo de OBA-OBA, os alunos não quiseram aceitar novos encaminhamentos para votação, vaiaram a representante de um movimento estudantil por pedir direito de reposta (haviam criticado a postura de tal movimento frente ao DCE) e, impacientes, atropelaram as propostas de pautas de reivindicações.

O mais preocupante é exatemente isso: os alunos entraram em greve sem ter uma pauta com exigências, deixando essa decisão para depois. Claro que a adesão simboliza um apoio aos docentes e servidores, mas o certo não seria discutir os problemas, pensar nas soluções e só depois estabelecer uma greve? Sem falar na agressividade do DCE, que influenciou as decisões e levou a assembléia para o caminho que lhe era conveniente.

Enquanto isso, na FAC...

Uma outra assembléia ocorreu hoje na UnB, a dos estudantes da Faculdade de Comunicação. Convocada pelo CACOM, ela contou com a participação de mais de 100 estudantes, o que demonstra o interesse do aluno no que tange o assunto greve. Sendo uma das maiores Assembléias já ocorridas nesta faculdade, o seu êxito deveu-se à sua importância para a reunião dos professores que ocorrerá amanhã. Lá os estudantes terão direito a um voto na decisão de entrar ou não em greve, uma grande conquista do CACOM.

Por insegurança ou falta de interesse na decisão, mais de 20 alunos recusaram-se a votar. Quando foi perguntado se os estudantes de Comunicação apoiariam a greve dos docentes decretada pela ADUnB na semana passada, 63 foram favoráveis, 21 contra e um se absteve.

Nos bastidores já se fala que um tal professor da FAC irá se manifestar contra o direito dos estudantes de votar em uma reunião de docentes, mas o professor Luiz Gonzaga Motta já demonstrou sua vontade de repetir o ato da reunião passada, na qual defendeu veementemte a participação dos alunos em decisões que afetam a todos da faculdade.

Agora só devemos esperar....

1 Comments:

At 14 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

Oi amigo,
Eu achei súper legal a sua iniciativa de fazer um blog com notícias relevantes e textos seus. Acho que isso vai servir como um laboratório. As notícias eu comentarei depois pq estou um pouco cansada... Bjão Jaqueline

 

Postar um comentário

<< Home