sexta-feira, setembro 09, 2005

A Briófita e a Semente

Lá estavam a senhora Briófita (ou Musgo, para os íntimos) conversando com a pequena, porém convencida, dona Semente:

- Sua prepotência e arrogância me espantam, dona semente.

- Isso não me importa, pois tenho total consciência da minha magnitude. Sei que sem mim, a simplicidade ainda reinaria neste mundo e as belezas naturais não passariam de ficção científica. Minha existência proporciona a vida, a renovação. Se aqui germino, lindas árvores de grande porte brotam. Ou se for ali, esplendorosas árvores com os mais variados frutos surgem. Inúmeros animais dependem de mim para sobreviver, incluindo-se aí os humanos, é claro.

- Mas você não deve se esquecer que a história da evolução das plantas conta que nós, briófitas, fomos as ancestrais de toda uma existência posterior, o que inclui você, seja nas plantas gimnospermas ou angiospermas. Daí vem minha importância.

- É de extrema relevância, a meu ver, saber que a senhora admite sua posição de ultrapassada no que tange a evolução do Reino Plantae. As primeiras árvores que produziram sementes podiam não ter frutos para me proteger, o que na verdade nunca foi necessário, mas sua grandiosidade frente à natureza sempre garantiu minha segurança. Refiro-me aqui às plantas gimnospermas, as quais chegaram a dominar as paisagens terrestres no período Triássico e Jurássico, e que continuam a impor respeito. Lembre-se da sequóia, imponente, ou dos pinheiros, belíssimos. E voltando ao rastro da evolução, é imprescindível citar as angiospermas, plantas completas, e conseqüentemente superiores, que ajudam a movimentar o mundo, seja pelo alimento produzido (banana, alface, laranja, coco, entre outras centenas), como também pelas madeiras utilizadas na construção de casas e móveis ou até na produção de papel, necessário para a divulgação das mais importantes idéias da era clássica ou pós-moderna.

- Realmente admito que no mundo atual sua representatividade seja mais salientada, mas ressalto que sem mim, você nada seria. E não temo dizer que sua humildade deveria ser despertada, pois você sabe que não é nada sozinha. Assim como Bach dependia da música, sua existência, e completo desenvolvimento dependem de outros elementos como a terra, que te acolhe e aconchega; da água, que te mata a sede e a faz germinar; do ar, que muitas vezes te transporta para lugares inóspitos só para embelezar, e também fatores como o calor, que te apressa a brotar.

- Ingrata não sou, posso lhe assegurar. A todos eles devo tudo o que sou e o que posso vir a ser. Porém, eles não passam de simples agentes que fazem funcionar toda uma combinação química que se chama vida. Vida essa que está dentro de mim. A diversidade, a beleza, a criatividade, a funcionalidade, tudo isso faz parte de uma receita que só eu tenho, e claro, só eu posso revelar.

A Briófita, por ser avascular, não se esquentou com os comentários da colega Semente. Ela apenas se retirou do recinto e voltou ao brejo, retornando à vida de um simples musgo. E a semente, que foi transportada acidentalmente para uma fogueira feita por crianças, logo se desfez, mais rapidamente que a fumaça que era lançada ao ar.

1 Comments:

At 19 junho, 2008, Blogger Ana Gabriella said...

Invés de "Triássico e Jurássico" o período correspondente a origem das gimnospermas é o Devónico.

 

Postar um comentário

<< Home