quinta-feira, setembro 15, 2005

FAC

Decepção

Essa é a palavra que resume a reunião dos professores da Faculdade de Comunicação, realizada hoje pela manhã. Seu objetivo inicial era decidir se, finalmente, a FAC tomaria uma postura final em relação à greve: adesão de todos os professores ou não, para que os estudantes não saíssem prejudicados.

A diretora da faculdade havia dito aos representantes do Centro Acadêmico que os estudantes teriam direito a voto nessa reunião, já que a decisão que fosse tomada atingiria toda a faculdade, mas não foi o que se viu. De uma forma autoritária, todos os professores decidiram retirar do CACOM o direito a voto, o que deixou todos os alunos frustrados, após a mobilização de ontem (mais de 100 alunos se reuniram para discutir a greve na FAC, sabendo que teriam direito a voto na reunião de hoje).

E o grande problema é que a reunião de hoje não serviu para nada. Os professores não pensaram sobre a situação atual da universidade, que se encontra com sua biblioteca fechada e também o Restaurante Universitário, além da paralisação dos servidores, que impedirá os alunos, por exemplo, de carimbar os documentos para conseguir passes escolares de ônibus, e decidiu continuar exatamente como estava: indefinida. A votação feita, para decidir se os professores entrariam ou não em greve, contou com 17 votos contra ela e 8 a favor. Mas isso não significa nada, pois os professores que votaram a favor disseram que eles continuarão paralisados. OU SEJA, ALGUNS PROFESSORES AINDA ESTÃO LECIONANDO NORMALMENTE, ENQUANTO OUTROS JÁ ADERIRAM À GREVE.

Sem alimentação barata, sem biblioteca para estudar e sem passe escolar, como os professores pretendem continuar as aulas? Os estudantes, revoltados, já começaram a se mobilizar. Na próxima terça-feira, dia 20/09, eles farão outra Assembléia de estudantes da FAC, pretendendo decretar sua greve, em apoio à decisão tomada ontem na assembléia presidida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Análise da notícia

São várias as reivindicações dos alunos. Muitos pensam que é uma besteira que eles entrem em greve, que na verdade eles não querem é ter aula, mas isso não é verdade. É com um movimento assim, planejado e bem construído ( que é o que pretendem fazer os alunos da FAC) que é possível conseguir resultados. Pensar no coletivo, ou seja, não ser egoísta, é um dos primeiros passos. Os formandos apoiarão essa decisão? Acredito que não. Mas é válido forçar um estudante a pagar caro pelo transporte, alimentação, continuar sem o material necessário para uma boa formação, sem laboratórios decentes e vários outros problemas, só por causa de um diploma? Quando pararmos de pensar no próprio umbigo começaremos a mudar a realidade em que vivemos.

E a reunião dos professores? Para quê afinal ela foi marcada se de nada serviria? Alguns professores criticaram outras faculdades dizendo que elas ignoraram a decisão da ADUnB e não discutem entre si sua posição na greve, mas de que adianta discutir para não tomar uma decisão coletiva? Não devemos julgar os professores que estão em greve, pois esse é um direito deles e sim, avaliar a posição dos que não aderiram à greve.

E uma última notícia: uma das mobilizações que os estudantes da faculdade estão pensando é, ao invés de fazer barulho em frente às salas de aula para impedir que os professores que não aderiram à greve continuem lecionando, por que não participar das mesmas e incomodar os professores com perguntas desnecessárias? Os muitos alunos que estão sem aula deveriam entrar nas salas normalmente e assistí-la. Qual seria a reação de um professor com mais de 60 alunos dentro de uma pequena sala? Não deixa de ser uma mobilização e acredito ser mais inteligente que sair por aí quebrando janelas e tocando pagode dentro das salas...

1 Comments:

At 15 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

Agora é só saber quais professores q vão dar aula... Imagina... ir apenas um dia da semana para ter aula... E sem RU... Eu sou contra a greve de alunos, mas achei q os professores fossem ter o bom senso de pensar nos alunos... Uma semana tentando adivinhar quem vai dar aula... se alguém tiver alguma notícia sobre os professores q estão em greve, me avisem!!!

 

Postar um comentário

<< Home