terça-feira, novembro 29, 2005

Vida Longa

Agulhas Terapêuticas

Acupuntura conquista adeptos em todo mundo e é cada vez mais indicada para os mais diversos tipos de doenças

Aerton Guimarães

Se você é daquele tipo de pessoa que não suporta picadas de insetos, então deve ter verdadeiro pavor das agulhas. Mas saiba que a aplicação correta delas em certos pontos do corpo pode proporcionar um grande bem para a saúde. A acupuntura, técnica desenvolvida na China há aproximadamente cinco mil anos, vem ajudando muita gente que sofre com doenças respiratórias, neurológicas, obesidade e o tão falado estresse.

A palavra acupuntura vem do latim (acus significa agulha e punctura, puncionar). Assim, acupuntura quer dizer inserção de agulhas, através da pele, nos tecidos que se encontram logo abaixo dela, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito desejado. Considerada um método terapêutico, logo após ser criada a acupuntura foi incorporada na medicina de vários países orientais, entre eles Japão e Coréia, e hoje é uma técnica reconhecida mundialmente.

Ao longo dos anos, os chineses descreveram centenas de pontos de acupuntura do corpo, os quais foram classificados em grupos. Todos os pontos que pertencem a um dos grupos são ligados por uma linha imaginária na superfície do corpo, denominado meridiano. Cada um dos meridianos principal controla um órgão. Com isso, é possível atingir, com simples picadas no corpo, o pulmão, estômago e coração, entre outros.

Isso acontece porque, de acordo com os chineses tradicionais, nosso organismo é formado de matéria e energia. Nossa força vital, conhecida por Chi, circula pelos meridianos do corpo. E quando desenvolvemos alguma doença, com certeza ela é ocasionada por algum problema na circulação do Chi. É importante ressaltar que o mundo científico atual não acredita nessa teoria.

O principal objetivo da acupuntura é, portanto, aliviar a dor. As agulhas e os outros instrumentos utilizados liberam substâncias químicas no organismo com efeito analgésico, atingindo as áreas prejudicadas. Mas também é utilizada em outros casos diferentes, já que, devido a essas substâncias liberadas, vários sintomas decorrentes de determinadas doenças são suavizados. A acupuntura pode ajudar a relaxar os músculos, a melhorar a pele, a digestão, entre outras coisas, o que a torna atraente por ser uma técnica eficaz e simples.

A Organização Mundial da Saúde fez uma lista com mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses tradicionais, existem cerca de 300 doenças que podem ser tratadas por ela. A acupuntura é reconhecida como especialidade médica no Brasil – e não mais como medicina alternativa – desde 1995.

Acupuntura é indicada em casos de:

Sinusite, resfriado, faringite, bronquite crônica, asma brônquica, cólica menstrual, cólica durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas ao câncer, tendinites, dores pós-cirúrgicas, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular-cerebral, artrose, artrite e outras.

Suplemento Escola/jornal Planalto Central - 30/11 a 06/12 de 2005

2 Comments:

At 01 dezembro, 2005, Blogger Ana Luiza Zenker said...

so respondendo ao comentário... a intenção era fuicar dúbio mesmo... mas o que acabou foi o seminário lá no stm, vc tah certo...
to escrevendo mais pra mim, pra deixar qm le confuso mesmo nesse caso... so uma brincadeirinha.

 
At 03 dezembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

não suporto picadas de insetos...
CHIIIII... =PP várias agulhadas então...
mas é incrível o que umas agulhadas podem fazer!! podem, por exemplo, tirar um espinho que entrou no dedo =PPPPP

tinha um bucado de tempo que não passava aqui... sorry!!
te vejo segunda na confraternizaçao!
teh láááá =]
bjim =****

 

Postar um comentário

<< Home