Vida Longa
Agulhas Terapêuticas
Acupuntura conquista adeptos em todo mundo e é cada vez mais indicada para os mais diversos tipos de doenças
Aerton Guimarães
Se você é daquele tipo de pessoa que não suporta picadas de insetos, então deve ter verdadeiro pavor das agulhas. Mas saiba que a aplicação correta delas em certos pontos do corpo pode proporcionar um grande bem para a saúde. A acupuntura, técnica desenvolvida na China há aproximadamente cinco mil anos, vem ajudando muita gente que sofre com doenças respiratórias, neurológicas, obesidade e o tão falado estresse.
A palavra acupuntura vem do latim (acus significa agulha e punctura, puncionar). Assim, acupuntura quer dizer inserção de agulhas, através da pele, nos tecidos que se encontram logo abaixo dela, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito desejado. Considerada um método terapêutico, logo após ser criada a acupuntura foi incorporada na medicina de vários países orientais, entre eles Japão e Coréia, e hoje é uma técnica reconhecida mundialmente.
Ao longo dos anos, os chineses descreveram centenas de pontos de acupuntura do corpo, os quais foram classificados em grupos. Todos os pontos que pertencem a um dos grupos são ligados por uma linha imaginária na superfície do corpo, denominado meridiano. Cada um dos meridianos principal controla um órgão. Com isso, é possível atingir, com simples picadas no corpo, o pulmão, estômago e coração, entre outros.
Isso acontece porque, de acordo com os chineses tradicionais, nosso organismo é formado de matéria e energia. Nossa força vital, conhecida por Chi, circula pelos meridianos do corpo. E quando desenvolvemos alguma doença, com certeza ela é ocasionada por algum problema na circulação do Chi. É importante ressaltar que o mundo científico atual não acredita nessa teoria.
O principal objetivo da acupuntura é, portanto, aliviar a dor. As agulhas e os outros instrumentos utilizados liberam substâncias químicas no organismo com efeito analgésico, atingindo as áreas prejudicadas. Mas também é utilizada em outros casos diferentes, já que, devido a essas substâncias liberadas, vários sintomas decorrentes de determinadas doenças são suavizados. A acupuntura pode ajudar a relaxar os músculos, a melhorar a pele, a digestão, entre outras coisas, o que a torna atraente por ser uma técnica eficaz e simples.
A Organização Mundial da Saúde fez uma lista com mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Para os chineses tradicionais, existem cerca de 300 doenças que podem ser tratadas por ela. A acupuntura é reconhecida como especialidade médica no Brasil – e não mais como medicina alternativa – desde 1995.
Acupuntura é indicada em casos de:
Sinusite, resfriado, faringite, bronquite crônica, asma brônquica, cólica menstrual, cólica durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas ao câncer, tendinites, dores pós-cirúrgicas, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular-cerebral, artrose, artrite e outras.
Suplemento Escola/jornal Planalto Central - 30/11 a 06/12 de 2005
2 Comments:
so respondendo ao comentário... a intenção era fuicar dúbio mesmo... mas o que acabou foi o seminário lá no stm, vc tah certo...
to escrevendo mais pra mim, pra deixar qm le confuso mesmo nesse caso... so uma brincadeirinha.
não suporto picadas de insetos...
CHIIIII... =PP várias agulhadas então...
mas é incrível o que umas agulhadas podem fazer!! podem, por exemplo, tirar um espinho que entrou no dedo =PPPPP
tinha um bucado de tempo que não passava aqui... sorry!!
te vejo segunda na confraternizaçao!
teh láááá =]
bjim =****
Postar um comentário
<< Home