sexta-feira, dezembro 16, 2005

Fim da Greve

Docentes decidem acabar com a paralisação devido ao esfacelamento da greve
por Guilherme Rocha e Aerton Guimarães

Os professores da UnB decidiram hoje em assembléia terminar a greve que já durava mais de cem dias. 88 professores votaram pelo final da greve a partir do dia 19 (segunda-feira próxima), 26 votaram pela manutenção do movimento e 9 abstiveram-se.

Antes mesmo da votação, tudo indicava o término da paralisação. Os discursos dos membros da ADUnB já tinham indícios de que o fim da greve era inevitável. Inclusive, algumas pessoas favoráveis à manutenção do movimento já o davam como encerrado.

A reviravolta no pensamento dos professores, que na assembléia de terça votaram pela continuação da greve, deu-se após a reunião do Comando Nacional de Greve da ANDES na quarta-feira. Nela boa parte dos delegados dos Comandos Locais decidiram por orientar os sindicatos filiados a saírem do movimento.

O argumento que mais influenciou a decisão dos professores foi o de que, após as assembléias das Instituições Federais, apenas oito, entre elas a UnB, decidiram manter a greve, o que mostrou a fraqueza do movimento que chegou a possuir a adesão de 40 universidades pelo país.Com a participação de 126 docentes, a assembléia decidiu, portanto, pelo fim da greve.

A volta às aulas só serão decididas após a reunião do CEPE, único órgão responsável pela decisão. Entretanto, alguns cursos já definiram a volta no dia 9 de janeiro, como é o caso do Direito e da Ciência Política.Informações, análises e opiniões logo mais no Blog do CACOM.