De olho na mídia
Projeto de extensão da UnB dá uma aula nos quesitos responsabilidade e análise crítica
Aerton Guimarães
A mídia está sempre presente em nossas vidas. É por meio dela que nos conectamos ao mundo, pois está em todos os lugares e situações presenciando os acontecimentos. Muitas vezes a imprensa também julga os acontecimentos, transformando-se numa espécie de juíza. Mas muita gente se pergunta: cabe realmente a ela esse papel?
Os meios de comunicação pregam a busca incessante da imparcialidade como critério do bom jornalismo. Mas eles erram e muito. E erram feio. Acabam divulgando informações erradas e denúncias que prejudicam pessoas. Como se proteger de uma situação dessas? Se uma grande rede de televisão diz algo sobre uma pessoa e essa informação não é verdadeira, a imagem do indivíduo pode ter sido ser difamada e este, por mais que tenha direito de resposta, nunca mais será respeitado pela comunidade.
Foi pensando nesse problema que em 1996 surgiu o SOS Imprensa, uma iniciativa de um grupo de professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB). Surgiu como um projeto de pesquisa e acabou se transformando em um projeto de extensão da universidade.
Sob a coordenação do professor Luiz Martins, da Faculdade de Comunicação Social, o projeto conta com a participação de alunos bolsistas e também de voluntários que buscam justamente exercer a cidadania diante do poder da mídia, na qual devem trabalhar ao se formarem na faculdade.
Os estudantes fazem pesquisas, clippings (resumo das matérias divulgadas em jornais e Internet) sobre casos de abuso da mídia e colocam-se como autênticos observadores da imprensa. O projeto também funciona como uma espécie de ouvidoria. A pessoa que se sente lesada de alguma forma pela mídia pode procurar o SOS pelo site na Internet ou por telefone que receberão atendimento e orientação dos alunos quanto aos seus direitos e aos procedimentos que deve tomar. O site funciona ao mesmo tempo como fonte de pesquisa por ter grande acervo de casos analisados no projeto e também os clippings.
Além desses serviços, o SOS participa de eventos apresentando seminários, nos quais seus integrantes contam os casos com os quais vêm lidando de situações de injúria, difamação e calúnia. Debates sobre a ética na imprensa também são constantes. Tudo isso capacita os estudantes a terem uma visão muito mais crítica da mídia, preparando-os para a profissão de forma mais responsável, já que trabalham em um projeto que presta um serviço à sociedade.
Saiba diferenciar
Injúria: ofensa à dignidade ou ao decoro.
Difamação: ofensa à reputação.
Calúnia: acusação falsa de crime.
Serviço
Telefone: 3307-2024
Site: www.unb.br/fac/sos
e-mail: sosimpre@unb.br
Matéria do caderno Escola/Jornal Planalto Central - 07 a 14 de Dezembro de 2005
1 Comments:
tah legal! só que precisa de uma revisão (estilo e português)...
bjins
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