sexta-feira, dezembro 23, 2005

Silenciosa caçadora das noites



Predadora voraz de roedores, répteis, escorpiões e gafanhotos, coruja mantém o equilíbrio ambiental e ajuda a livrar as lavouras das pragas
Aerton Guimarães

Ao contrário do que as pessoas acreditam, a coruja não é um animal de mau agouro. Esse preconceito surgiu porque era o animal preferido das bruxas por ser silenciosa. Mas antes disso,(vírgula) os gregos a reverenciavam como um símbolo da sabedoria.

Essa pequena ave pode variar de 17 a 51 centímetros de altura, dependendo da espécie, e é bastante inteligente, mas com um temperamento tímido e arredio. Durante o dia ela se esconde para dormir e passa as noites caçando suas presas. Sempre atenta a tudo que se movimenta, ela chama a atenção das pessoas pelos grandes olhos arregalados. Voraz, pode atacar outros pássaros, como pardais, gafanhotos, roedores, répteis e até escorpiões.

Ao contrário do que as pessoas pensam, a coruja não é cega durante o dia. A visão diurna do animal é igual à dos outros pássaros. Na verdade, até mais acurada. Ela tem um campo visual maior que o das outras aves, por isso sua pupila se dilata para aproveitar ao máximo a luz, já que ela não enxerga melhor à noite.

A coruja é extremamente útil e necessária para o equilíbrio da ecologia. E também para a agricultura, já que caça animais que agem como pragas nas plantações. Se for colocada em uma plantação de trigo, por exemplo, ela poderá acabar, sozinha, com todos os ratos que se aproximarem.

Da ordem dos Strigiformes, a coruja é um rapinante noturno de cabeça grande proporcionalmente ao corpo, aparentemente maior por causa da plumagem, grandes olhos fixos, posicionados para frente (ao contrário da maioria dos outros pássaros, que têm os olhos nos lados da cabeça). Seus ouvidos são bastante aguçados e a plumagem, macia. São penas fofas e soltas. Elas não costumam tomar banho, pois molhadas não podem voar devido à densidade de suas penas, mas muitas gostam de ficar na chuva.

Existem dezenas de espécies de coruja pelo mundo e 18 no Brasil. As mais comuns são a coruja suindara, também conhecida como igrejeira (pois gosta de ficar nas torres de igrejas ou em casas abandonadas), a coruja buraqueira, encontrada no Cerrado, constantemente vista em Brasília, a coruja do mato e a orelhuda.

A coruja-buraqueira recebeu esse nome porque vive em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar, ela vive nos buracos abandonados por tatus, cupins e tocas de outros animais. Ao contrário do que acontece com a maioria das corujas, o macho da buraqueira é ligeiramente maior que a fêmea e, normalmente, mais claro. Tem uma visão 100 vezes mais penetrante que a humana e ótima audição. Voa suave e silenciosamente.

Os maiores inimigos das corujas são os gaviões, cobras e gatos do mato. Muito esperta, ela tem uma característica interessante: é capaz de virar a cabeça num ângulo de 180º e de esticar o pescoço para cima, o que a ajuda a escapar de seus predadores.

A coruja vive de dez a quinze anos e bota em média de seis a onze ovos de uma só vez. O período de incubação é de 28 a 30 dias. Enquanto a fêmea cuida dos ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção da companheira e dos filhotes.

1 Comments:

At 29 dezembro, 2005, Anonymous Anônimo said...

Gostei de saber mais coisas sobre essa ave fantástica. E a foto que vc tirou está ótima.
Bjs, Eliane
(sua mamãe coruja...)

 

Postar um comentário

<< Home