quarta-feira, janeiro 18, 2006

Os cinco passos iniciais

Todos me dizem que antes de querer mudar o mundo é necessário me auto-analisar e refletir sobre o que posso fazer para melhorar. Se obtiver sucesso, pronto. Estarei apto para revolucionar a humanidade.

Mas sei o quanto é difícil se transformar. Tenho inúmeros defeitos, conheço todos eles. Porém muitos realmente não consigo mudar. Por mais que eu tente, eles continuam a me corroer por dentro. O que farei então, se não consigo me aceitar plenamente? Como modificar as pessoas ao meu redor ou mesmo aquelas as quais não posso alcançar?

Então tomei uma decisão. Prometi fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Auto-críticas serão bem vindas, assim como críticas do que está ao meu redor. Vou mudar o mundo e ao mesmo tempo a mim mesmo.

Minha primeira atitude como revolucionador será abolir a prepotência e a arrogância das pessoas. Ninguém está acima de ninguém para agir de forma despótica. Com a inexistência de tais comportamentos, as pessoas não sofrerão por sentimentos de superioridade, relacionamentos desequilibrados e ditaduras inconseqüentes. A humildade e simplicidade irão reger um mundo adverso, porém igualitário.

Posteriormente acabarei com o individualismo. Por que todos só pensam em si mesmos? Parece que as palavras compartilhar, ajudar e socorrer, entre várias outras, simplesmente desapareceram do dicionário humano. Eu quero ir ao cinema. Eu vou comprar essa camisa. Eu vou viajar. Eu pegarei meu carro para ir para casa. Começar os períodos com Nós, Vamos ou Podemos farão uma tremenda diferença.

Quero tirar a insegurança que todos sentem também. É incrível o que as pessoas deixam de fazer por não acreditarem em si mesmas! Não completam um texto por acharem que ficará horrível. Não iniciam uma relação por medo de sofrer futuramente. Não se arriscam em situações diferentes por conservadorismo. Não se deixam levar pelos caminhos da vida pois ramificações podem surgir preferindo, portanto, seguir sempre em linha reta. Quantas tristezas abandonadas. Mas quantas felicidades também. Será que não vale a pena? Ambos os sentimentos fazem parte da construção do que somos, então a melhor alternativa não é, definitivamente, escapar deles.

O último item desta lista inicial de modificações, mas não menos importante, é o conformismo. Ele está presente em nossas vidas, infelizmente. E o pior: nós nem percebemos! Nos conformamos com uma escola medíocre, amigos fúteis, relacionamentos vazios, salários pífios e profissões com as quais não nos identificamos. Não nos incomodamos mais com os assassinatos, seqüestros, a fome em nosso próprio país, com a quantidade de pedintes nas ruas e também as favelas. Tudo o que era incomum no início passa a ser habitual. E criticamos aqueles que reclamam da situação, aqueles que não agem da mesma forma que nós.

Sonhos, esperanças e um forte desejo de que as coisas sejam diferentes. Esses seriam os pensamentos essenciais de qualquer indivíduo. Utopias? Com certeza. Melhor viver delas do que sem elas.

Achei um pouco piegas, mas ficou legal sim.
Aerton Guimarães - para a disciplina Oficina de Texto

3 Comments:

At 19 janeiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

Não acho que ficou piegas não... a verdade é que muitos de nós tem medo de expressar tudo isso que você falou, por puro medo de ser incompreendido e ridicularizado. Expor seus sonhos e almejar vivê-los jamais será piegas.
Beijos!!
=***

 
At 19 janeiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

Aerton!!!
Gostei do seu texto!!! Me identifiquei bastante com ele... Principalmente a parte em que vc fala "É incrível o que as pessoas deixam de fazer por não acreditarem em si mesmas! Não completam um texto por acharem que ficará horrível." Eu costumo fazer isso direto... Acho q é exatamente por sentir receio do que as outras pessoas vão pensar que deixamos de tomar certas atitudes...
E o que seria do ser humano sem as utopias? Em que iríamos nos apoiar para não desistir de um sonho? A utopia é o q faz seguirmos em frente, é o q nos faz achar q podemos fazer melhor para alcançar o nosso objetivo...
Enfim... adorei seu texto!!!
Bjs... =*

 
At 20 janeiro, 2006, Anonymous Anônimo said...

Amei!
Acho que vc vai ganhar SS.
Quer dizer, só Deus sabe o que dá na cabeça do Gustavo ...
Mas o importante é que é bom!!!
Adorei os três ultimos paragrafos...
bjus!

 

Postar um comentário

<< Home