terça-feira, fevereiro 07, 2006

O monstro do Lago Ness

O Monstro do Lago Ness
Aerton Guimarães

A famosa lenda do Monstro do Lago Ness teve início há quase 1.500 anos. A primeira aparição da criatura teria sido registrada por vikings no ano 565 d.C. Com o passar do tempo, continuou amedrontando as pessoas com aparições rápidas, porém assustadoras. As ondas subaquáticas supostamente causadas por seus movimentos embaixo d’água assustavam as pessoas, que corriam com medo do animal.

Algumas pessoas diziam que o monstro era apenas um peixe grande que vivia no fundo do lago, mas quem viu aquela enorme criatura garante que não se tratava de peixe coisa alguma. Nessie, como ficou conhecido o monstro, seria um animal gigante que habitaria um lago de águas gélidas na Escócia. Quem o viu o descreveu como um ser de pele avermelhada escura, lisa e brilhante, com longo pescoço, cabeça chata e longa cauda.

Alguns estudiosos acreditam que Nessie seria uma forma adaptada de um plessiossauro, animal que habitou os mares terrestres há aproximadamente 70 milhões de anos. Desde o século XIX foram registradas 250 aparições no lago e 30 delas em terra firme. Contudo, somente depois de 1933, quando foi aberta uma estrada nas proximidades, ligando cidades próximas ao lago, é que Nessie passou a ser visto com maior freqüência.

O local provoca tanto mistério por ser o mais profundo lago glaciário da Escócia. Até o fim da Era Glacial, era um longo braço de mar, mas constantes cataclismas elevaram o solo da região em aproximadamente 15 metros. Cercado de escarpas que se elevam a 670 metros de altura, o lago mede entre 1,5 e dois quilômetros de largura por 37 quilômetros de comprimento, com uma profundidade média de 230 metros. Tem dezenas de cavernas submarinas, as quais foram pouquíssimo estudadas. Esses locais serviriam como abrigo do monstro. A temperatura média de suas águas é de seis graus centígrados.

Provas da existência do animal já foram apresentadas até na TV. Há alguns anos um cineasta exibiu um vídeo que ele teria feito mostrando um ser vivo, a uma distância de um quilômetro e meio da criatura, mostrando o monstro, que deveria medir 1,80 metro de largura por 2 metros de altura. O comprimento foi calculado em cerca de 18 metros e seu lombo se elevava cerca de um metro acima da superfície do lago, movendo-se a uns 15 km/h. Mas logo depois pesquisadores apresentaram a idéia de que aquilo poderia ser na verdade um pequeno barco visto na neblina.

A teoria mais recente sobre o monstro é a de que suas aparições seriam “ilusões de ótica” causadas por movimentos geológicos na região, que ocasionam pequenas ondulações na superfície do lago. Enquanto as teorias aparecem, muitas pessoas continuam dizendo que viram o estranho mostro no lago.

Seção Contos e Lendas do Jornal Planalto Central - 11 de janeiro de 2006