quarta-feira, julho 19, 2006

Arquitetura do abandono

A partir de hoje publicarei aqui meu trabalho final da disciplina Fotojornalismo. Meu ensaio chama-se Arquitetura do abandono e conta com 32 fotos com legendas, além de textos pertinentes. Aproveitem!

Arquitetura do abandono
Aerton Guimarães

Construções inacabadas e abandonadas em áreas nobres da cidade transformaram-se em alvos de vândalos, pichadores, mendigos e criminosos. Além de enfeiar a capital federal, os esqueletos de obras paradas colocam em risco a população. As edificações são abrigo de sem-teto, mas também fazem parte da rota de fuga de bandidos. A água da chuva acumulada no concreto abandonado vira foco de mosquitos da dengue e as estruturas desgastadas e sem manutenção podem cair sobre carros e pedestres.

A maioria das obras abandonadas é motivo de disputas judiciais, o que dificulta a intervenção do poder público. Além disso, há exemplos de construções importantes que sofrem com o descaso do governo. São arquiteturas que objetivavam, inicialmente, embelezar a cidade, mas aos poucos são esquecidas e tornam-se cicatrizes no centro de Brasília.















A Piscina de ondas do Parque da Cidade recebia, em média, 10 mil usuários por final de semana, até ser fechada, em 1997.

2 Comments:

At 19 julho, 2006, Anonymous Anônimo said...

Ih, eu já vi tudo... lero lero! =P
Adorei seu trabalho =)
vc vai colocar tudo aqui??
=*

 
At 25 novembro, 2008, Blogger Eduardo Rocha said...

muito legal seu trabalho!!!parabéns!!!
visite meu blog:
http://arquiteturasdoabandono.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home