domingo, novembro 05, 2006

Por que ser jornalista?

Ser jornalista é mais que contar estórias. É mais que contar histórias. É uma profissão que nos possibilita viver num mundo de constantes mudanças. É estar sempre aprendendo, se renovando.

Desde criança eu já pensava sobre o jornalismo. Que programa de TV era aquele que prendia a atenção de meus pais diariamente? Enquanto ele estava no ar, eu só podia fazer bagunça ou conversar com eles durante os comerciais.

E que tanto de papel era aquele que meu pai lia costumeiramente nas manhãs, no qual ele parecia se desligar do mundo, mas que na verdade ele estava se informando sobre o mesmo?

Com o tempo percebi a importância do jornalismo. Transmitir a notícia, tornar comum a todos um acontecimento, é imprescindível em nossa sociedade. E atingir diversas camadas sociais, com a mesma abordagem, é um desafio.

Na era do jornalismo em “tempo real”, presenciamos a história, devido a instantaneidade com que o fato é repassado graças aos avanços tecnológicos, sempre acompanhados pelos meios de comunicação.

É dever do jornalista investigar, apurar e tornar público os acontecimentos pertinentes à população. A imparcialidade, uma base da qual o jornalista deve se apoiar, possibilita o surgimento de um senso crítico próprio de quem recebe a notícia. E a integridade deve ser uma de suas principais qualidades.

A responsabilidade social é uma das questões que me atraem nessa profissão. É impressionante a quantidade de transformações que podemos ocasionar a partir de um texto publicado num jornal ou com uma matéria de telejornal. Seja denunciando os problemas que podem ser resolvidos, mostrando males para que as pessoas possam se precaver, tornando comum algo de importância histórica ou apenas motivando as pessoas com textos reflexivos e matérias mais humanas, o objetivo de concretizar um serviço para o bem público é inspirador.

Talvez eu não me depare com as situações que almejo. Porém, ainda assim, acredito ser capaz de modificar muitos aspectos negativos à minha volta como jornalista. E são justamente essas oportunidades que terei como um profissional que me motivam a querer realmente isso para minha vida.

Redigido originalmente para a disciplina Introdução ao Jornalismo, em abril de 2005.