quinta-feira, outubro 04, 2007

Trocas para a vida

Algumas cadeiras, já surradas, revelam uma idade avançada. Farpas visíveis, pregos soltos e ferrugens em boa parte do metal. Quantas pessoas que conhecemos já sentaram nelas? Algumas de renome nacional, mas que pouco aproveitaram as oportunidades oferecidas enquanto estudantes. Outras desconhecidas do grande público, mas que abraçaram seus ideais desde jovens.

Ventiladores antigos, com sons cada vez mais graves. Ainda que empoeirados, cumprem sua função primordial: refrescar o ambiente.

Paredes escuras, bem conservadas, escondem os traços do passado. Tal rigidez pode ser considerada produto do bom material utilizado na obra.

O quadro negro de negro pouco tem, ele é verde mesmo. É o centro das atenções na maioria das vezes. Capaz de transmitir conhecimento, ele é o principal canal de ligação entre o professor e o aluno.

Dispostos em círculo, os alunos se organizam. Todos estão naquela sala por um motivo diferente. Mas com certeza o interesse move a todos.

O interesse em aprender. O interesse em compartilhar. O interesse em se livrar de um fardo....pouco importa. Quando reunidos, o objetivo é concentrado sobre a tutela da professora.

A posição dos alunos com certeza influencia a troca de saberes. As discussões também são ricas, devido principalmente aos temas debatidos e à própria disposição dos alunos a se aprofundarem nas questões apresentadas.

E o que é ali debatido vai além do espaço geográfico. Sai do ambiente quadrangular cercado de cimento, ferro e vidro e atinge as fronteiras da imaginação.

O caminho percorrido não pára por aí. Se aquela discussão sobre um grande autor, texto ou até de características gerais da vida o atingiram de alguma forma, é grande a chance de ocorrer o repasse de informações. Seja numa roda de amigos, com a família ou num pedaço de papel.

Assim, o aprendizado é estendido. A função da sala de aula de uma escola ou faculdade vai muito além da formação de profissionais. Numa sala de aula você aprende com o professor, com os amigos e consigo mesmo.
O que é tirado da sala de aula será usado em diferentes situações para o resto da vida, pois são conhecimentos que extrapolam o ambiente acadêmico e que nós mesmos não sabemos até onde podem chegar.

Escrito para a disciplina Oficina Avançada de Narrativas.