terça-feira, dezembro 26, 2006

Muitas esperanças para um futuro próximo

O mundo está mudando. Uma gigantesca onda de prosperidade está em curso, e vai varrer a violência, corrupção e terrorismo. O mundo está se tornando uma única família. Comunidades on-line integram os povos na busca de idéias práticas para mudar, consertar, reformar e melhorar o mundo em todos os aspectos.

Ambientalismo, conservação dos recursos naturais, controle de poluição, proteção de animais, tecnologias alternativas, assistência a idosos, associações comunitárias, produção e comercialização coletiva, profissionalização, direitos humanos e cidadania, combate à violância, serviços sociais, prevenção do crime, promoção da cidadania, educação e pesquisa, cultura, esportes, museus, saúde preventiva.

Eu nunca estive tão otimista como hoje.

O ser humano está deixando para trás a Idade Média do mundo e se dedicando a causas maiores do que ele mesmo. Existe consciência. Existe boa vontade. Existem milhões de brasileiros fazendo algum tipo de trabalho voluntário neste momento.

Há gente questionando o consumo desenfreado do mundo, e oferecendo soluções concretas para reciclar o lixo e conscientizar as pessoas. Estas, por sua vez, estão adquirindo maior controle sobre seus desejos consumistas, e realmente se cercando daquilo que as fazem se sentir mais humanas.

Há gente questionando o comércio internacional, e oferecendo soluções pacíficas e organizadas para permitir que você possa usar um chinelo chinês, uma camiseta brasileira, um computador japonês, um software holandês. A integração mundial é uma realidade sólida.

Residências ecologicamente corretas, energia solar, fazer a coisa certa, ética, preservação da biodiversidade, a ciência dos alimentos, a conservação dos mares, a preservação de espécies em extinção, a nanotecnologia, o software livre, a reengenharia do próprio ser humano, a exploração de fontes de energia alternativas ao petróleo, o consumo consciente de água, a demanda por transparência, a revolução da não violência, a explosão da comunicação, a imaginação sobre o futuro.

Nós sabemos quais são os nossos problemas. Nós sabemos como resolvê-los.

A questão é se VOCÊ vai fazer parte da solução ou do problema. Se você vai lutar por uma causa ou vai amolecer.

Em 2007, espero que olhe nos olhos das pessoas quando falar, que respeite as opiniões contrárias, que surpreenda os outros com atos de generosidade, faça sua lição de casa sem reclamar e choramingar, peça ajuda antes que seja tarde demais. Defenda suas crenças, aprenda com seus erros e bola prá frente, seja a MELHOR pessoa que você puder ser. Seja o melhor em tudo e ponto final.

Um feliz natal e um ótimo 2007!

Eliane Casimiro Bezerra

*Texto escrito por minha mãe que merece, definitivamente, ser publicado neste campo de idéias!