sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O que fazer com as pilhas e baterias?

Matéria educativa feita para a Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina

Você acabou de comprar um celular novo e não sabe o que fazer com o antigo. Modelo velho, não dá nem pra vender. Será que pode jogar no lixo? E as pilhas do controle remoto da televisão que já perderam a energia, como se desfazer delas? E você, o que faz com as pilhas e baterias usadas?

Serafim de Oliveira Antunes: “Jogo no lixo.”

José Almeida dos Santos: “Jogo no lixo, porque coisa pequena assim a gente nem dá muita importância, então nem procuro colocar em um lugar mais adequado.”

Marcos Gomes Ferreira: “Não sei, mas deve ter algum local específico para armazenar esse tipo de material, pra reciclar, para a radioatividade não se espalhar.”

Manoel Silva Nunes: “Geralmente a gente não tem opção e acaba jogando no mato. Mas que eu saiba já existem algumas empresas que têm uma vasilha pra recolher as pilhas e baterias usadas.”

Cícero de Souza Neto: “Eu devolvo pra loja. Se a loja não aceitar, eu coloco dentro de uma sacola e guardo porque não pode jogar fora porque estraga o meio ambiente da pessoa.”

É isso aí. Como bem disseram o seu Manoel e o Cícero, que tem apenas 13 anos, algumas lojas recebem esses materiais que, pra gente, não tem mais utilidade alguma. Mas se forem jogados na natureza, podem fazer um grande mal. Isso porque, na maioria das vezes, as pilhas e baterias são feitas de metais tóxicos que prejudicam o meio ambiente, como explica a coordenadora de qualidade ambiental do Ibama, Zilda Veloso.

“Esses metais pesados podem contaminar o solo, comprometer as atividades de agricultura, as próprias atividades humanas e podem, após algum tempo, comprometer o abastecimento de água de algumas cidades também.”

Mas se você observar bem na embalagem da pilha, hoje em dia os fabricantes são obrigados a avisar o que pode ser feito com o produto após o uso. Algumas podem ser jogadas normalmente no lixo, por conterem baixos níveis de materiais tóxicos. Mas a melhor opção é procurar o local correto para entregá-las, como ressalta Zilda Veloso:

“O consumidor não deve nunca queimá-las ou enterrá-las junto com outro tipo de lixo, matéria orgânica, num composto orgânico. O que de ser feito com elas? Ele deve procurar um local onde ele possa levar que haja um programa de recolhimento, onde elas certamente serão encaminhadas para uma reciclagem ou uma destinação final adequada.”

Aqui em Planaltina, algumas lojas recebem as pilhas e baterias velhas. É o caso da Novo mundo e da Tim, por exemplo, que ficam ali no centro da cidade, em frente à Administração. E como poucas pessoas sabem disso, passe essa idéia pra quem você conhece e vamos preservar o meio ambiente.