sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Cuidado com os empréstimos

Quadro de Economia feito para a Rádio Comunitária Utopia FM de Planaltina

Fim de mês. Mensalidade da escola do filho atrasada, prestação da TV nova pesando no orçamento e, pra piorar, falta dinheiro até mesmo pra ir ao bar com os amigos.

Com tanta preocupação, a primeira coisa que você pensa é pedir um empréstimo. Mas antes de fazer isso, é preciso muito cuidado. Não vá chegar no cunhado ou na sogra e pedir aquele favorzinho financeiro. Isso pode custar a relação.

Então a alternativa mais lembrada é o crédito fácil que diversas empresas oferecem. As financeiras prometem dinheiro rápido e não exigem garantias. E o perigo está justamente aí.

Desesperado, você nem repara nas altas taxas estabelecidas no contrato. E acaba se endividando cada vez mais, vira uma verdadeira bola de neve. Antes de procurar esse tipo de empresa, informe-se para saber se ela é confiável. Ligue para o Procon no 151 e pesquise quem pode oferecer a melhor linha de crédito, a juros mais baixos. Leia e releia o contrato para evitar surpresas. Uma outra opção é o crédito pessoal que os bancos oferecem.

Qualquer um que tenha conta em banco tem direito a um certo limite de crédito. Procure seu gerente e informe-se. Vale lembrar que o que você quer é acabar com as dívidas, e não aumentá-las!